O mundo da poesia modernista nunca seria o mesmo sem a contribuição ousada do poeta estadunidense Ezra Pound (1885-1972). Um aluno da Hamilton College, Pound é reconhecido como um dos fundadores do modernismo na lírica inglesa e um precursor do que hoje chamamos de poesia vanguardista. Entretanto, ele também provocou discussão e controvérsia, devido ao estilo experimental de quina de sábado obra-prima inacabada, "The Cantos" (Os Cantos), e suas inclinações políticas radicais. Nesse artigo, exploraremos se Pound era merecedor do título de "rei dos cantos".
quina de sábado
The Cantos é um épico poema experimental em quina de sábado 120 seções divulgado ao público após 1905. A obra é compreensivamente controversa e ambiciosa devido à natureza experimental do seu estilo, os padrões de composição quebrados, e uso de fragmentos obscuros de fontes históricas e literárias. Com 800 páginas, o objetivo declarado inicialmente de "limpar" a língua inglesa e torná-la mais precisa ao clarificar quina de sábado escrita ou tornar seus textos mais acessíveis, foram descartados com versos mais complexos e opacidade cada vez mais noticiáveis. No entanto, providencia um relato fascinante das experiências, observações e reações de Pound ao seu mundo caótico. Exatamente por esse efeito sugerido ser o resultado dos experimentos formais, textuais, temáticos e ideológicos e da persistência com a sua publicação.
O Contexto Histórico e as Convidivas Simpatias Pelo Fenômeno do Fascismo
Antes mesmo da crise financeira global que abateu as potências ocidentais e abriu espaço ao aparecimento do nazismo e o neofascismo na década de 30, o ideário de grupos como os fascistas italianos sob Benito Mussolini e o subsequente Nacional-Socialismo sob a liderança de Adolf Hitler já vinham ganhando terreno de forma crescente. Em determinado momento da crise, com a quina de sábado delicada sensibilidade aos rumos da História, Ezra Pound decidiu abandonar temporariamente a literatura e entrara ativamente na política. Foi um ato extremamente ambicioso para o poeta anglófono que escolheu o fascismo de influência italiana como seu vértice político: escolha que acabou lhe atraindo sérias repercussões perceptíveis em quina de sábado sua obra-prima.